Encontro

Vereadores de Maceió discutem melhorias estruturais em conselhos tutelares

O sindicato da categoria apresentou várias reinvindicações para otimizar o tempo dedicado a atividade

terça, 21 de dezembro de 2021 às 17h09

Os vereadores de Maceió realizaram uma reunião, na manhã desta terça-feira (21), para ouvir as demandas dos Conselhos Tutelares da capital. O encontro reuniu trinta conselheiros, articulados pelo presidente do sindicato da categoria, Arildo Alves. Ele destacou que os Conselhos precisam de melhorias na infraestrutura das sedes e ajustes financeiros, que foram apresentadas aos edis.

“Nós garantimos os direitos das crianças e adolescentes, mas precisamos desse suporte para que tudo ocorra bem. Também solicitamos aos vereadores a alteração de alguns artigos do projeto de lei 6378/15. Dentre eles, a retirada da dedicação exclusiva, para que também possamos exercer nossa profissão. Também pedimos a mudança do horário do funcionamento dos Conselhos. A lei diz que é das 8 às 18 horas, de forma ininterrupta. Pedimos que seja das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Para nós, a reunião foi bastante produtiva”, detalha.

O líder do governo na Câmara, vereador Siderlane Mendonça, reconheceu a importância do trabalho dos conselheiros e comparou a atividade deles com a dos próprios vereadores, destacando a relevância de ambas.

“O vereador é um filtro dos problemas sociais. Os conselheiros, também. Mesmo sem mandato os conselheiros recebem várias demandas da população, como se fossem responsáveis por elas. E quem votou neles, cobra. Recentemente estive com alguns conselheiros, conversando em reuniões para identificar as necessidades, com o intuito de inseri-las no orçamento do município, que vamos votar em breve. Vou sentar com o secretário de governo, Ivan Carvalho, para tentar um encaixe na agenda do prefeito JHC, ainda na primeira quinzena de janeiro, pra avaliarmos o impacto financeiro dessas demandas apresentadas e ouvir, também, as soluções anunciadas pelo prefeito”, reforça.

Mendonça ainda adiantou que vai convidar os conselheiros e os demais vereadores para um novo encontro, para pedir agilidade na tramitação dos pedidos, de modo que o protagonismo seja da Casa. Também participaram da reunião os vereadores Leonardo Dias, Francisco Filho, Aldo Loureiro, Brivaldo Marques, Eduardo Canuto e a representante da vereadora Teca Nelma.

Orçamento

Nesta tarde o vereador Siderlane se reuniu com o presidente da Câmara, vereador Galba Netto, e com o secretário de Economia de Maceió, João Felipe Borges, para viabilizar a votação do orçamento antes do recesso da Casa.

“Nós observamos de perto o crescimento de Maceió e vamos contribuir ainda mais com a cidade e a população, em 2022. Estamos nos empenhando para que o orçamento seja aprovado, pra que o município trabalhe com segurança financeira e a garantia de que todos projetos necessários vão ser executados, sem trazer nenhum prejuízo ao erário”, destaca.