Vereadores comemoram aprovação da isenção do Imposto de Renda e citam impacto em Maceió
Projeto que amplia a faixa de renda para isenção foi votado na Câmara Federal e segue agora para análise no Senado
Dicom/CMM
quinta, 02 de outubro de 2025 às 14h10
André Palmeira

Os vereadores de Maceió comemoraram a aprovação do projeto de lei que amplia a faixa de renda para isenção do Imposto de Renda. Por unanimidade, a Câmara dos Deputados votou favorável à medida, que agora segue para análise do Senado e pode passar a valer em janeiro do próximo ano.
Na sessão desta quinta-feira (02), os parlamentares destacaram que o tema é de competência do Congresso Federal, mas tem impacto na vida dos maceioenses. Para o vereador Allan Pierre, a isenção dará um ganho real para o trabalhador e representa justiça social.
“Parabenizo a Câmara Federal por ter aprovado de forma unânime. É o que todos nós brasileiros queremos, pautas que de fato tenham impacto na vida do cidadão brasileiro. Essa isenção traz reflexos para todas as cidades brasileiras e representa um décimo quarto salário para quem ganha até 5 mil reais. É um acrescimento na renda do trabalhador, que vai conseguir reverter para a sua família, para o seu desenvolvimento”, declarou.
A vereadora Teca Nelma também celebrou a aprovação, que considerou uma vitória do povo. “Quero reconhecer o povo que foi às ruas. É um tema nacional, mas que vai mudar a vida dos maceioenses, mudar a vida dos alagoanos”, afirmou.
Leonardo Dias apontou que o impacto positivo também será sentido pelo setor produtivo e na economia como um todo, mas cobrou a adoção de medidas para que a tabela do Imposto de Renda seja reajustada anualmente de acordo com a inflação, reduzindo a perda do poder de compra da população.
Bebidas contaminadas
Outro tema abordado na sessão foi a fiscalização de bebidas comercializadas em Maceió, após o registro de consumo de produtos contaminados com metanol em São Paulo e Pernambuco, que já causou mortes.
O vereador Samyr Malta disse que se reuniu com representantes do Procon Municipal e da Secretaria de Saúde para pedir a intensificação da fiscalização em bares, restaurantes e distribuidores.
Ele confirmou que os dois órgãos se comprometeram em realizar as ações necessárias para prevenir a contaminação de consumidores em Alagoas. “O Procon me informou que as fiscalizações serão intensificadas em bares, restaurantes, depósitos e pontos de venda, com possibilidade de apreensão imediata de produtos suspeitos e até interdição de estabelecimentos. E que contará com o apoio da Vigilância Sanitária e também da Polícia Civil”, disse o parlamentar.