Câmara valoriza a arte da capoeira ao entregar comenda aos mestres Muruim e Tapurumã

Propositora da homenagem, vereadora Olívia Tenório destacou a arte como um instrumento de transformação social

Dicom/CMM

quarta, 17 de dezembro de 2025 às 18h00

Dicom/CMM

A Câmara Municipal homenageou, na tarde desta quarta-feira (17), durante sessão solene, os mestres de capoeira, Muruim e Tapurumã, que receberam, por meio de proposta aprovada pela vereadora Olívia Tenório, a Comenda Mestre de Capoeira Pedro Índio Axé. Para a parlamentar, que presidiu os trabalhos, a arte que mistura dança, luta e música, tem o seu valor histórico e de resistência. 

 

Durante a sessão solene, a vereadora chamou para a composição da mesa os homenageados, Edmilson Santos da Rocha (Mestre Muruim), Fábio Severino dos Santos (Mestre Tapurumã); Paulo Roberto (Mestre Padre), e José Basílio (Mestre Mão de Onça). 

 

“É uma honra entregar a Comenda Mestre de Capoeira Pedro Índio Axé, uma honraria que presta homenagem a quem luta por essa arte, a vocês que já estão na história da capoeira. A força cultural que temos hoje também vem da capoeira e das nossas origens que estão ligadas a esta arte que envolve tradição, luta, dança e cultura. Vocês, mestres Muruim e Tapurumã, são pessoas com história de vida e ensinam todos os dias que a capoeira é um instrumento de transformação social”, contextualizou Olivia Tenório. 

 

Primeiro a receber a comenda, o Mestre Maruim se emocionou, agradeceu a parlamentar pela indicação, lembrou dos amigos, família e ressaltou que a capoeira tem travado uma luta constante por valorização. 

 

“Eu só tenho agradecimentos à capoeira, pois é por ela, que estou sendo homenageado. A capoeira muda vidas, e modificou muito a  vida de todos os mestres que estão aqui hoje, bem como os que estão em nossa cidade. Durante a vida, tive muitos mestres que foram e são importantes nesse constante aprendizado. A capoeira precisa ser valorizada a cada dia, e esta homenagem é mais uma forma de valorização”, discursou o mestre.

 

Em seguida, o Mestre Tapurumã foi homenageado com a honraria. Ao discursar para os presentes à sessão, ele disse ser grato à ancestralidade, e um eterno apaixonado pela arte da capoeira. 

 

“Sou grato a Deus, à ancestralidade, e vocês que valorizam a nossa luta pela capoeira. Esta arte nos apaixona todos os dias, resiste e resgata as pessoas. Nunca deixei de ser capoeirista, e meu sustento passa diretamente pela capoeira. Por onde eu passo, aqui em Alagoas ou outros estados, estou sempre trabalhando junto às comunidades nos municípios para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a combater e até sair daquela situação por meio da capoeira. Juntos, vamos construindo uma nova vida”, agradeceu o mestre. 

 

A sessão especial contou com a presença de vários mestres de capoeira e falas importantes dos convidados Flávia Silva dos Santos, Vitor Wesley Araújo Gomes, Elton Matias, Maria Nazaré, “Quero-Quero”, Maria Gertrudes, Mestre Padre e Mestre Mão de Onça. 

 

Álbum de Imagens

Últimas Notícias