Profissionais e religiosos são homenageados em reconhecimento a trabalho social

Numa iniciativa do vereador Dudu Ronalsa, foram concedidas pela Câmara comendas e medalha a pessoas que se destacaram em diversas áreas de atuação

Niviane Rodrigues

segunda, 26 de novembro de 2018 às 14h15

Profissionais de diversas áreas, integrantes de entidades de classe e religiosos foram agraciados, nesta segunda-feira (26), com a concessão de comendas conferidas em reconhecimento ao trabalho social por eles desempenhado. As honrarias foram entregues por iniciativa do vereador Dudu Ronalsa, em solenidade que reuniu amigos e familiares dos homenageados. A sessão contou ainda com a participação do vereador Jônatas Omena (PPL).

“O que chamou atenção em cada pessoa hoje aqui homenageada foi o trabalho social realizado em áreas onde muitas vezes o Poder Público não tem condições de fazer”, afirmou Dudu Ronalsa, ao citar como exemplo a psicopedagoga Maria Helena Russo, presidente da  Rede Feminina de Combate ao Câncer, com mais de 20 anos de história na área social, e um trabalho voltado para os menos favorecidos, como destacou o parlamentar. Ela foi agraciada com a Comenda Arthur Ramos, também concedida ao médico Lourenço Lins Ferreira Lopes.

“É um momento significante para minha vida profissional e pessoal receber a comenda que leva o nome de Arthur Ramos, um grande humanista e intelectual do século 20. É nessa linha de pensamento que tenho pautado minha vida. Já fui presidente da Cruz Vermelha e hoje presido a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que reúne cerca de 80 voluntárias, dispõe de uma casa onde abrigamos em torno de 40 pacientes oncológicos em tratamento pelo SUS vindos do interior”, disse.

Lourenço Lins agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), ao vereador Dudu Ronalsa e demais parlamentares pela homenagem a ele prestada e disse tratar-se de “um momento de felicidade ímpar na vida de um médico nascido em Rio Largo. Receber uma comenda que tem o nome de um médico nascido em 1949, cuja especialidade era psiquiatria, voltado para o trabalho social”, ele afirmou ao lembrar de  sua trajetória, até chegar à medicina. “Este é um momento de felicidade que eu jamais esquecerei. A parte social é a herança que eu quero deixar para meus filhos”, disse.

O presidente do grupo Afro Afoxé, Cláudio José da Silva, homenageado com a Comenda Zumbi dos Palmares, destacou o trabalho realizado pela equipe com jovens no bairro do Trapiche. “Fazemos um trabalho para afastar os jovens do crime, das drogas. Sabemos que o Trapiche é um bairro periférico e muitos são os casos de envolvimento da juventude com a criminalidade. Nosso grupo busca ocupar o tempo deles com a dança afro”, disse ao agradecer o apoio do vereador Dudu Ronalsa e lembrar que o próprio filho foi vítima das drogas.

O diácono José Paciência Sobrinho, agraciado com a Comenda Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, destacou seus quase 40 anos de dedicação à paróquia de São José, no Trapiche. “Nunca abandonei minha vocação, mesmo saindo do seminário, continuei exercendo trabalho cristão, exercendo trabalho em pastorais. Agradeço a minha família, aos amigos, a todos que fazem parte dessa caminhada comigo e à Câmara, na pessoa do vereador Dudu Ronalsa, que me permitiu essa alegria”, afirmou.

Mário Jorge Pontes de Oliveira, que recebeu a Comenda Escritor Graciliano Ramos, também destacou seu agradecimento. “Nós rodoviários somos de grande importância para a sociedade. Me sinto muito honrado. Pela primeira vez um motorista está vindo a esta Casa receber esta homenagem”, disse

Também foram homenageados o presbítero Benedito Edson Cavalcante da Silva, com a Comenda Pastor José Antônio dos Santos; Maria Bernadete Silva Eufrázio e Regina Célia do Nascimento, agraciadas com a Medalha Padre Cícero.