Prevenção ao suicídio é tema de audiência pública na Câmara

O tema foi proposto pelo vereador Cleber Costa devido ao aumento crescente no número de casos em Maceió e no Brasil

Assessoria

terça, 15 de outubro de 2019 às 11h40

Entre 2016 e 2018, foram registrados em Maceió 76 casos de suicídio. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde. O maior número de caos é na faixa adulta, entre 30 e 39 anos, com 25 óbitos, seguido por 32 mortes divididas na faixa de 20-29 e 40-49 anos (16 em cada uma). De 50 a 69 anos, são 11, e de 10 a 19 anos são 8. Sem contar os muitos casos já registrados em 2019.

Preocupado com dados como esses, o vereador Cleber Costa (Progressista) irá realizar uma Audiência Pública para discutir mecanismos de prevenção do suicídio, como foram de discutir a gravidade deste preocupante problema de saúde pública – muito ligado a quadro de depressão – cuja incidência vem aumentando mais e mais e ainda é muito pouco debatido pela sociedade em geral. Será nesta quinta (17), às 9h, no plenário Silvânio Barbosa, em Jaraguá.

Foram convidados para discutir sobre o tema, a presidente do Núcleo de Apoio à Vida Maceió (NAVIMA), Delza Leite Góes Gitaí, que representa o Centro de Valorização da Vida (CVV); o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e psiquiatra, Emmanuel Fortes; a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça; o procurador-geral do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública (Nudesap), Micheline Laurindo T. Silveira dos Anjos; o secretário da SEMAS, Marcelo Palmeira; o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô e a responsável pela Gerência da Atenção Psicossocial de Maceió, Isolda de Araújo Dias.