Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas
quarta, 05 de março de 2025 às 15h40
A Câmara Municipal de Maceió lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas, ocorrido nesta quarta-feira (5), em São Paulo, aos 75 anos.
Luiz Dantas lutava contra um câncer de faringe e faleceu em decorrência de complicações no tratamento. Ele deixa esposa e cinco filhos, entre eles, o governador de Alagoas, Paulo Dantas.
Natural de Batalha, Luiz Dantas construiu uma trajetória política marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do Sertão alagoano, especialmente da bacia leiteira.
Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2010, foi eleito deputado estadual e, quatro anos depois, reeleito. Presidiu a Assembleia por quatro anos e deixou como marca a conciliação e o diálogo.
Luiz Dantas também teve passagens pelo Executivo. Foi secretário da Fazenda de Alagoas entre 1987 e 1989, na gestão do então governador Fernando Collor de Mello. Em 1995, foi Secretário de Saneamento e Energia no governo Divaldo Suruagy. Também ocupou o cargo de diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas na gestão do governador Teotônio Vilela Filho.
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Luiz Dantas também se destacou como produtor rural, com forte atuação na pecuária leiteira. Em 1978, assumiu a presidência da Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro (Camila, antiga Camil), em Batalha, onde permaneceu por mais de 25 anos, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário no Estado.
A Câmara Municipal de Maceió expressa solidariedade aos familiares e amigos.