Circuito Câmara recebe turma de jovens adultos e idosos na segunda edição do programa

Grupo conheceu mais sobre o Legislativo e debateu ideias para serem levados aos vereadores

Dicom/CMM

quinta, 02 de outubro de 2025 às 12h30

Dicom/CMM

Jovens adultos e até idosos, integrantes de uma das turmas do Centro Educacional Paulo Freire, no Centro, participaram da segunda edição do programa Circuito Câmara, nesta quinta-feira (02). Eles conheceram a sede do Poder Legislativo Municipal e acompanharam parte da sessão ordinária. 

 

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara e as funções de um vereador, e aprofundaram o debate que já estavam fazendo em sala de aula sobre democracia.

 

Eles também foram recebidos no gabinete do presidente Chico Filho e conversaram com os vereadores Cal Moreira e Silvania Barbosa. “A política mais importante para o cidadão é a política do Município. Quem mora na sua comunidade é o prefeito, é o vereador, é aqui onde a gente mora. E a gente precisa discutir mais sobre Maceió. Que bom estar recebendo vocês”, declarou Chico. 

 

A professora Marta Simone explicou que vinha trabalhando com a turma a teoria sobre política e cidadania, mas quis partir para a prática, por isso teve a ideia de realizar uma visita à Câmara Municipal de Maceió. Foi aí que soube da existência do programa Circuito Câmara.

 

“Eu senti essa necessidade de que os meninos começassem a tomar posse do que é ser cidadão, de acompanhar essa prática da democracia e ver como está organizado o nosso país, até para melhorar a forma de votar. Por isso, pensei em sair do campo teórico, sair da escola, para que eles possam conhecer os espaços que representam a nossa democracia e aqui na Câmara fomos muito bem acolhidos”, detalhou.

 

O coordenador Rodolfo Barros contou que recebeu com entusiasmo os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e ressaltou que o Circuito possui diferentes metodologias para integrar os diferentes públicos que se interessarem em participar da ação.

 

“A gente recebeu a professora Marta pedindo para trazer esses alunos e foi quando falei sobre o Circuito Câmara, em que a gente recebe grupos, independente da faixa etária. Casou muito com o projeto que ela vinha fazendo na escola, porque, além de mostrar o que é a Câmara, a gente tem várias atividades de letramento político, palestras, oficinas, para que essas pessoas possam compreender um pouco mais do papel da Câmara e do vereador e qual a importância desse poder nas transformações sociais”, afirmou.

 

Por meio da ação, os participantes também podem discutir demandas da sua comunidade e formular um documento para ser entregue aos gabinetes dos 27 vereadores e, de lá, podem sair requerimentos, indicações e até projetos de lei.

 

Micheline Costa, cuidadora de idoso e aluna do ensino médio do Centro Paulo Freire, considerou a visita ao Legislativo uma oportunidade de entender mais sobre o papel de cada um na cidadania. “Eu acho que mais do que importante é necessária. Se todos os colegas tivessem a oportunidade de conhecer, de ver de dentro a política, é outra coisa, outro contexto. A gente vai sair daqui com mais clareza, a gente vai ter uma vivência que nem todo mundo tem e descobrir mais sobre o papel de um vereador”, destacou.

Álbum de Imagens

Últimas Notícias