Câmara homenageia Claydson Mourinha e José Neto por contribuições ao Município de Maceió
Aprovadas por unanimidade, comendas foram entregues nesta segunda, com plenário lotado por vereadores, autoridades e convidados
Dicom/CMM
segunda, 29 de setembro de 2025 às 13h50
Pedro Sant

O secretário municipal de Saúde, Claydson Mourinha, e o controlador geral do Município, José de Barros Neto, foram homenageados nesta segunda-feira (29) pela Câmara Municipal de Maceió, em sessão no plenário.
Mourinha recebeu a Comenda Desembargador Mário Guimarães, a mais antiga da Casa, e José Neto recebeu a Comenda Pontes de Miranda, ambas propostas pelo vereador Chico Filho e aprovada por unanimidade pelos vereadores, em reconhecimento à dedicação social e profissional ao Município.
No plenário lotado, Chico Filho ressaltou a iniciativa acertada em reconhecer os dois gestores. Estiveram presentes os vereadores Davi Davino e Silvania Barbosa, compondo a mesa, Cal Moreira, David Empregos, Thiago Prado, Milton Ronalsa, Luciano Marinho, Siderlane Mendonça, Marcelo Palmeira, Caio Bebeto, Neto Andrade, Jonatas Omena, Jeannyne Beltrão e Samyr Malta. Também compuseram a mesa o deputado estadual Cabo Bebeto e o secretário de Segurança Comunitária, Eduardo Marinho.
“Fico muito feliz em poder ter prestado essa homenagem, mas não prestei sozinho. Apresentamos a proposição no final do ano passado e tivemos aprovação unânime. Que esses homens homenageados hoje possam servir de espelho para outros homens públicos e, se espelhando neles, as pessoas possam entender que fazer a coisa pública é servir ao público”, apontou.
Ele destacou a missão de José Neto como controlador municipal e lembrou sua trajetória desde a formação como advogado. “Neto é meu amigo há mais de 25 anos. Trabalhamos juntos em Santana do Ipanema, tive a honra de tê-lo como procurador da Câmara em 2013. Recentemente, assumiu a Secretaria de Educação, por poucos meses, mas fazendo um excelente trabalho. E voltou a Controladoria para, talvez, uma das posições mais árduas da prefeitura, que muitas vezes precisa dar ‘nãos’, mais ainda assim ser um cara muito bem quisto, pela justiça que promove todos os dias”, afirmou Chico.
Sobre Mourinha, o presidente da Casa lembrou o período de atuação do gestor durante a pandemia do coronavírus. “No momento em que todo mundo dizia ‘fique em casa’, alguém precisava enfrentar o problema e salvar vidas. Quantas vidas foram salvas por pessoas aguerridas como você, Mourinha? Naquele momento tenso, talvez o pior da humanidade, se você já era grande, saiu gigante. Depois começou a coordenar os grandes projetos da cidade até chegar à Saúde. Você faz seu trabalho com muito entusiasmo e a gente precisa de homens públicos como você e o Neto, pessoas que se doam e que se preocupam com a coisa pública”, completou.
Emocionado, o controlador José Neto agradeceu a homenagem e se disse honrado em receber a comenda que leva o nome de um dos maiores juristas do Brasil. “É uma satisfação muito grande. E eu, como advogado, fico muito lisonjeado. Sei que o vereador Chico é o propositor, meu amigo pessoal, mas eu tenho muita alegria de que essa comenda tenha sido aprovada por todos os vereadores. E a presença deles aqui só engrandece e demonstra que o nosso trabalho na gestão do prefeito JHC está bem avaliado e no caminho certo”, declarou.
Mourinha afirmou que recebe a honraria com felicidade e espera continuar contribuindo com os maceioenses. “Como eu digo todo dia, não existe heroísmo em servir, em fazer o que é certo. Mas, de repente, a Câmara Municipal de Maceió me concede essa comenda que leva o nome da Casa de Mário Guimarães. Eu fico muito feliz, muito honrado e espero em Deus que eu siga sendo merecedor. Essa missão que o prefeito JHC me deu é de muita responsabilidade, mas eu nunca tive medo de desafio, e é muito bom contribuir com uma gestão que tem tanto compromisso com as pessoas”, comemorou.