Câmara concede Título de Cidadão Honorário de Maceió ao médico Freddy Seleme Mundaka
Sessão de entrega foi presidida pelo vereador Galba Netto, e reconhece a trajetória de Dr. Freddy no cuidado e acolhimento
Dicom/CMM
sexta, 28 de novembro de 2025 às 17h35
Dicom/CMM
A Câmara Municipal concedeu, na tarde desta sexta-feira (28), o Título de Cidadão Honorário de Maceió ao médico e fundador do Instituto Mundaka, Freddy Seleme Mundaka. A sessão foi presidida pelo vereador Galba Netto, e a entrega da honraria ocorreu por meio da proposição do ex-vereador Zerisson de Oliveira, que assumiu o mandato parlamentar na legislatura de 2024.
Durante a solenidade, Galba Netto convidou o ex-vereador Zerisson de Oliveira, o homenageado, Freddy Seleme Mundaka; a médica Maria Emília Prates Andrade; a advogada e psicóloga, Ângela Maria de Farias; e a ex-secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva.
“Dr. Freddy é digno desta homenagem, e o nosso dever enquanto Câmara de Maceió está sendo cumprido. Sinta-se estimulado para seguir desenvolvendo tão bem as suas funções, ajudar os maceioenses e alagoanos. Que esta honraria lhe motive cada vez mais a desempenhar a nobre arte da medicina”, destacou Galba Netto.
Para Zerisson de Oliveira, a atuação médica e psiquiátrica Freddy Seleme Mundaka honra a cidade de Maceió.
“Sua trajetória acompanha a evolução contemporânea da medicina, além de incorporar terapias integrativas, a ampliação de ferramentas terapêuticas e a busca constante por conhecimento. Dr. Freddy representa a medicina que se renova, que pesquisa, que evolui e que se compromete com o bem-estar integral das pessoas. O que mais chama atenção em sua caminhada não é apenas o currículo, mas a forma como ele escolheu viver a medicina: com ética, com cuidado, com escuta verdadeira e com um senso de responsabilidade social que honra nossa cidade. Hoje, Maceió, lhe abraça mais uma vez”.
Após receber o título, Freddy Seleme Mundaka fez um agradecimento ao parlamento, familiares e amigos pela honraria. O médico destacou que Maceió tem um solo fértil e amadurecimento humano.
“O verdadeiro cuidado nasce do vínculo e do cuidado. A medicina é, acima de tudo, uma relação humana. A minha trajetória é construída em etapas, como acontece em toda a obra que nasce do serviço, da entrega e do amadurecimento humano. Já atuei em assentamentos nos municípios combatendo a desnutrição, nas urgências e emergências, e também na atenção primária. Eu vim de Santa Cruz de la Sierra, mas foi Maceió quem me fez médico, me fez servidor e hoje me faz filho”, discursou.
Quem é
Freddy Seleme Mundaka nasceu na Bolívia e graduou-se em Medicina em 2008. Em 2012, escolheu Alagoas como lar e como campo de atuação profissional. Em Maceió, encontrou o espaço para desenvolver uma carreira marcada pela ciência, inovação e, sobretudo, pelo compromisso humano com cada paciente que cruza o seu caminho.
Fundador do Instituto Mundaka, Dr. Freddy, como também é conhecido, trouxe uma visão moderna de cuidado: integrativa, multidisciplinar e centrada na pessoa. O instituto se consolidou como referência regional por oferecer acolhimento, modernidade e uma visão que coloca o ser humano no centro do processo de cura.