Câmara concede título de Cidadão Honorário a Dom Beto Breis, arcebispo de Maceió
Homenagem de autoria do vereador Leonardo Dias reconheceu também o serviço prestado pelo líder religioso à população mais vulnerável da capital alagoana
Dicom/CMM
segunda, 06 de outubro de 2025 às 13h00
André Palmeira

A Câmara Municipal de Maceió concedeu o título de Cidadão Honorário a Dom Carlos Alberto Breis Pereira, arcebispo da capital, em sessão solene nesta segunda-feira (06).
Nascido em Santa Catarina, Dom Beto Breis, como é mais conhecido, mora em Maceió há quase dois anos e, em abril de 2024, assumiu a Arquidiocese. Desde então tem sido reconhecido na Igreja Católica pelo trabalho de aproximação com a população mais vulnerável.
A homenagem foi concedida pelo vereador Leonardo Dias, com aprovação unânime na Câmara, e contou com a presença dos vereadores Milton Ronalsa, Jonathas Omena, Silvio Camelo e Caio Bebeto, do secretário do Gabinete Civil da Prefeitura, Felipe Lins, representando o prefeito JHC, do vigário geral Dom Genival Saraiva e do diácono Jarbas Alves, além de convidados.
Para o vereador Leonardo Dias, a concessão do título a Dom Beto Breis de forma unânime demonstra que a Câmara é uma casa plural, que homenageia não só o líder da Igreja Católica, mas líderes de outras religiões, por reconhecer o trabalho das pessoas em prol do município.
“Dom Beto vem demonstrando, não somente para os católicos, mas para toda a sociedade, a preocupação com o desenvolvimento de nossa sociedade, principalmente com aqueles que mais precisam. Sou extremamente fã desse jeito dele, de se preocupar com os mais pobres, com os mais vulneráveis. E hoje a gente faz justiça para essa pessoa que tem contribuído tanto com a nossa cidade”, declarou.
Dom Beto agradeceu a homenagem e aproveitou o momento para ressaltar o trabalho da Arquidiocese pela população mais pobre e também as pessoas afetadas pelo afundamento de solo provocado pela mineração. Um vídeo contando os detalhes de sua trajetória pastoral e sua chegada ao Nordeste foi veiculado durante a sessão, que está disponível no youtube da Câmara.
“É uma homenagem que também traz em si uma chamada para que a Igreja possa participar efetivamente do dia a dia do povo. Na verdade, nós não amamos a nossa cidade, as suas ruas, as casas ou as praças, amamos as pessoas com as quais nos relacionamos. E por amarmos essas pessoas, amamos os espaços de encontro. A nossa missão se estende para além das quatro paredes de nossos templos e procura iluminar as diversas realidades, acolhendo pessoas em situação de rua e, além disso, as famílias que foram atingidas pelas ações da mineradora”, afirmou.
O vereador Silvio Camelo Filho destacou o compromisso de Dom Beto com a população alagoana. “Uma justa e inspiradora homenagem. Dom Beto tem nos ensinado o verdadeiro significado do Evangelho: o amor, a caridade e o serviço. Sua presença tem fortalecido a Igreja, aproximando a comunidade e renovando a esperança de milhares de fiéis”, apontou.
O vereador Jonathas Omena citou que o Legislativo e a Igreja possuem objetivos comuns, enquanto trabalham para servir à população. “Dom Beto nos recorda que ser cristão não é estar distante das dores do povo, mas transformar a fé em serviço. Como vereador, entendo que o poder público e a igreja tem papéis distintos, mas missões que se cruzam, porque ambos são chamados a servir ao povo. A ação pastoral de Dom Beto não fere a laicidade do Estado, ela se engrandece, porque promove o diálogo, a fraternidade e o bem comum”, completou.