Câmara aprova projeto que cria programa itinerante para detectar e tratar deficiência auditiva em Maceió
O projeto, de autoria do vereador Samyr Malta, inclui o fornecimento de aparelhos auditivos à população
Dicom/CMM
sexta, 29 de agosto de 2025 às 14h50
Dicom/CMM

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária da última terça-feira (26), o Projeto de Lei de autoria do vereador Samyr Malta, que institui o Programa Municipal Itinerante de Detecção e Atendimento de Deficiência Auditiva na capital alagoana.
Segundo o parlamentar, o programa tem como objetivo identificar, diagnosticar e tratar precocemente casos de deficiência auditiva na população maceioense, além de fornecer aparelhos auditivos aos pacientes que necessitarem. “Fico muito feliz com a aprovação desse projeto, que chega para ajudar ainda mais a população da nossa cidade”, afirmou Samyr Malta.
Para o vereador, a aprovação do projeto é de grande importância, uma vez que a detecção e o tratamento precoce da deficiência auditiva são essenciais para garantir o pleno desenvolvimento da comunicação, da aprendizagem e da inclusão social. “Queremos evitar impactos negativos na qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos afetados por essa deficiência”, destacou.
De acordo com o projeto aprovado, o programa será executado por meio de unidades móveis de saúde, garantindo o acesso descentralizado à população, com atendimento itinerante em bairros, comunidades e zonas rurais, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social.