Fiscalização

Vereadores realizam visita técnica a obra de esgotamento, pavimentação e drenagem no Cidade Universitária

Ao lado do prefeito JHC eles percorreram o canteiro de obras conversaram com moradores e conheceram os benefícios do investimento

quinta, 05 de janeiro de 2023 às 20h35

A obra de esgotamento, drenagem e pavimentação da Avenida Gama Lins, no bairro Cidade Universitária, foi fiscalizada, na tarde desta quinta-feira (5), pelo presidente vereador Galba Netto (MDB), o 2° secretário vereador Siderlane Mendonça e o ex-vice-presidente vereador Luciano Marinho. A convite do prefeito da capital, JHC eles percorreram parte da obra numa visita técnica onde puderam conhecer detalhes do seu andamento e como o investimento de recursos vem sendo realizado. O suplente de vereador Raimundo Medeiros também compareceu ao local.

Segundo o prefeito de Maceió, JHC, a obra orçada em aproximadamente R$ 4 milhões está sendo executada pelo município em dois quilômetros da pista, empregando cerca de 300 trabalhadores.

"Esse é um importante corredor da cidade. Infelizmente, há décadas foi abandonado. Aqui temos uma população densa, com vários conjuntos no entorno. Isso vai facilitar a vida pra quem é da Cidade Universitária, do Tabuleiro e até do Benedito Benedito Bentes. Estamos fazendo uma obra completa e até o dia 15 de fevereiro, a parte de esgotamento sanitário e drenagem deve estar pronta. E vamos correr para que a pavimentação seja concluída antes do inverno. Tudo isso só é possível graças à essa parceria com a Câmara, à essa maruridade institucional que construímos, para alavancar de vez a nossa cidade", destacou JHC.

Fiscalização

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, ressaltou a importância do papel fiscalizador dos parlamentares, do alinhamento interno da Casa e da harmonia com o Poder Executivo para garantir os avanços que a capital precisa.

"Agradeço mais uma vez a parceria da nossa Câmara. A cidade está recebendo as ações de uma forma muito democrática, por parte da prefeitura. Em outubro estivemos aqui fazendo a mudança de toda iluminação da região - que agora é de LED - enquanto o prefeito me deu a oportunidade de assumir a prefeitura, por uns dias. Essas ações são recorrentes. Como representantes legais do povo temos de fazer um agradecimento, esse registro, e dizer que essa sintonia vai continuar. Isso porque nosso objetivo principal e único é atender a nossa cidade e melhorar a qualidade de vida dos maceioenses", enfetizou Galba.

Inclusão

De acordo com o vereador Luciano Marinho, que acompanha de perto a realidade da comunidade, a obra representa, também, um grande avanço social, pois tira a população do esquecimento, proporciona dignidade e ainda promove o desenvolvimento.

"Eu sou morador da região há quase 30 anos. A gente ouve relatos diariamente de pessoas que moram aqui há décadas e só agora vão ter acesso ao Otacílio Holanda, ao Lucila Toledo, Denisson Menezes, Santa Helena. E uma via muito impeotamte. Foram décadas de abandono, de sofrimento. Agora isso fica para trás", destacou.

Coletividade

Para o vereador Siderlane Mendonça,  que também mora na parte alta de Maceió, é importante enaltecer o conjunto de realizações nos bairros da região. Para ele, apesar os investimentos são um pacote macro de investimentos, apesar de estarem sendo feitos em áreas distintas.

"A parte alta de Maceió ganhou muito com a gestão do prefeito JHC. O Benedito Bentes, mesmo, é outro bairro. Hoje a gente vê a região do Gama Lins recebendo grandes ações de infraestrutura, graças à parceria com a Câmara de Vereadores, que permite a execução de ações como essa. Essas ações se complementam e não beneficiam apenas a comunidade local, mas toda a população é até quem vem de fora. Agora, em poucos eu saio daqui e vou até o Village Campestre, direto. Isso me faz ganhar tempo e tempo é dinheiro. Tudo isso ajuda a economia local e dá mais qualidade de vida ao nosso povo", detalhou.

Vitória

Para quem esperou a obra por tantos anos, ver a execução do serviço é a realização de um sonho.  Joyce Elizabeth moradora da região há mais de uma década, lembrou que por diversas vezes fez cobranças na rede social, reivindicando melhorias para o bairro. Principalmente a pavimentação, pois os ônibus deixaram de circular por causa das más condições da via.

"Agora já temos aqui iluminação de LED e agora a melhoria da pista, com uma obra completa que vai ser complementada com o asfalto. Meu sentimento é de que estamos sendo enxergados. Algo que não acontecia antes. Acredito que agora a Câmara e a Prefeitura devem olhar ainda mais pra cá, pois há muita gente que precisa desse suporte do poder público", detalhou a liderança.

A obra também inclui a drenagem da água da chuva para regular o escoamento, evitando os frequentes alagamentos da pista. Já o esgotamento sanitário promove melhoria na saúde pública, reduzindo a transmissão de doenças. Principalmente as transmitidas pela água contaminada. Já a pavimentação melhora a mobilidade urbana e valoriza os imóveis da região.