Última atualização do Site: 08 de maio de 2025

Câmara Municipal celebra os 80 anos das vitórias das Forças Expedicionárias Brasileiras

Proposta do vereador Eduardo Canuto sessão solene homenageou os “pracinhas brasileiros” que combateram na Itália entre 1944 e 1945

Dicom/CMM

quinta, 08 de maio de 2025 às 15h40

Dicom/CMM

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta quinta-feira (8), uma sessão solene em homenagem aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. A iniciativa foi proposta pelo vereador Eduardo Canuto, aprovada por unanimidade pelos parlamentares, com o objetivo reconhecer o legado dos “pracinhas brasileiros”, como ficaram conhecidos, que combateram na Itália entre 1944 e 1945.

 

Para o propositor da sessão, a coragem dos pracinhas que foram lutar na Segunda Guerra jamais deve ser esquecida. 

 

“Foram mais de 25 mil homens e mulheres que cruzaram o oceano atlântico contra o ódio e totalitarismo que estava ocorrendo na Itália. Os nossos pracinhas venceram batalhas memoráveis, e o Brasil não se omite diante das grandes causas que estavam acontecendo contra a humanidade. Foram herois simples, nordestinos, destemidos que deixaram as suas famílias e nunca abandonaram a sua missão. Esta sessão é um gesto de memória e compromisso com a história, a verdade e a soberania de um país. Os feitos Força Expedicionária Brasileira não devem, jamais, ser esquecidos. Que a bravura dos nossos pracinhas inspirem a todos”, declarou o Eduardo Canto. 

 

No ato seguinte da sessão, o presidente da Associação dos ex-combatentes do Brasil e Amigo do Museu da Segunda Guerra Mundial, Romani Cansanção, discursou, e em seguinte homenageou o vereador Eduardo Canuto com a entrega do Certificado de Reconhecimento público pelos serviços prestados pelo parlamentar ao município de Maceió. 

 

O comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, Leandro Soriano Evangelista, comentou que a data 8 de maio precisa ser valorizada devido aos seus feitos históricos. 

 

“Precisamos valorizar as pessoas que deram as suas vidas pelos valores de liberdade e democracia. Quem lutou, não foi em vão.  Foi um marco na história mundial, em que o Brasil efetivamente participou e realmente defendeu os valores que nós defendemos até hoje. A Força Aérea teve um papel fundamental nessa guerra, atuando tanto na Europa, como no Brasil”, disse. 

 

Já o capitão de fragata, Rodrigo Garcia, no comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, também fez questão de ressaltar que a Marinha do Brasil teve um papel de relevância na escolta dos navios mercantes, que realizavam apoio de pessoal e de material para o norte da Itália. 

 

O tenente-coronel Márcio Robério de Oliveira Lima, comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, reforçou que a Força Expedicionária Brasileira escreveu com sangue, suor e valentia algumas das páginas da história do combate ao nazifascismo. 

 

“Temos que permanentemente relembrar esses heróis que foram lutar, defender a nossa soberania com bravura e competência de nossas forças. Nossos soldados enfrentaram condições adversas e um inimigo aguerrido, e mesmo assim, saímos vitoriosos e precisamos sempre lembrar e prestar homenagens aos feitos conseguidos por quem foi lutar na Segunda Guerra Mundial”, disse. 

 

Também participaram da sessão solene o vereador Thiago Prado, o delegado da Polícia Civil de Alagoas, Robervaldo Davino, e integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

 

História
Na Segunda Guerra, o Brasil inicialmente adotou uma postura de neutralidade, mas a sucessão de ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros, entre fevereiro e agosto de 1942, resultando em mortes de civis e violação da soberania nacional, teria levado o Governo de Getúlio Vargas a declarar guerra ao Eixo. Assim nasceu a Força Expedicionária Brasileira, formada por cerca de 25 mil homens que combateram ao lado dos Aliados na Itália. Entre as vitórias mais simbólicas, estão a conquista de Montese, Zocca e outras localidades estratégicas.

Imagens do Álbum

Últimas Notícias