Câmara homenageia gestor que atuou na revitalização do Jaraguá e pró-reitor que aumentou eficiência da Uncisal
Reconhecimento a Daniel Bernardes e Thiago Rodrigues foi feito em sessão especial, nesta sexta-feira (07), presidida pelo vereador Allan Pierre
Dicom/CMM
sexta, 07 de novembro de 2025 às 13h30
André Palmeira
A Câmara Municipal de Maceió homenageou o diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Daniel Bernardes, com a Comenda Desembargador Mário Guimarães, e o pró-reitor de Gestão Administrativa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Thiago Rodrigues, com o Título de Cidadão Honorário de Maceió.
De autoria do vereador Allan Pierre, presidente da sessão especial, as honrarias reconhecem as contribuições de ambos à capital alagoana, entre elas, a atuação de Daniel Bernardes na revitalização do bairro de Jaraguá, e o trabalho de Thiago Rodrigues na Uncisal, que aumentou a eficiência e elevou o desempenho da instituição junto ao MEC.
Estiveram presentes os vereadores Marcelo Palmeira, Samyr Malta e Milton Ronalsa, a secretária de Assistência Social do Estado, Kátia Born, o conselheiro do TCE Otávio Lessa, o conselheiro e corregedor Rodrigo Cerqueira, o conselheiro substituto Alberto Pires e o vice-reitor da Uncisal, Henrique Costa.
Para Allan Pierre, a entrega da Comenda Mário Guimarães a Daniel Bernardes reconhece uma história de dedicação à cidade. O diretor do TCE já foi secretário municipal e estadual, fundou a Superintendência de Iluminação Pública, e atuou junto à então prefeita Kátia Born, na revitalização do Jaraguá e na modernização de bairros mais afastados da capital, por meio de obras de infraestrutura e iluminação.
“É uma emoção emitir a ele esse título, um cara que tem uma história fantástica. São 26 anos que conheço a trajetória dele e, como sempre digo, as comendas não são nenhuma gentileza por parte do vereador ou da Câmara. Elas servem para reconhecer o trabalho dos cidadãos pela cidade de Maceió. Então pra gente, é uma satisfação enorme”, afirmou.
O conselheiro Otávio Lessa destacou que, para o Tribunal de Contas, a homenagem ao diretor-geral é motivo de orgulho. “Daniel é merecedor dessa comenda. Ele é um cara que faz por onde, que aglutina, que tem uma responsabilidade com relação ao trabalho de gestão, que está conseguindo se colocar e se manter de uma forma que o próprio conselheiro e presidente Fernando Toledo deixou claro que é um reconhecimento”, pontuou.
Para o homenageado, Daniel Bernardes, a comenda é uma responsabilidade. “Ela pressupõe uma série de requisitos, você precisa ser uma pessoa de uma condução muito exemplar no serviço público. Eu não sei se eu sou a pessoa correta, mas estamos aqui, com o coração acelerado, para encarar esse reconhecimento”.
O vereador Allan Pierre também narrou a trajetória do pró-reitor Thiago Rodrigues, que, para ele, tem diversas contribuições a Maceió. Pernambucano de nascimento, o homenageado trabalhou no 59º Batalhão do Exército, onde trabalhou para a formação de mais de 2 mil jovens alagoanos, muitos deles maceioenses. Em seguida, entrou na Uncisal, por concurso público, e promoveu uma transformação que refletiu no reconhecimento como uma das melhores universidades em saúde do país.
“Durante toda a sua trajetória, o Thiago, por onde passou, exerceu funções que colaboraram para o desenvolvimento da cidade. Cabe a ele toda a parte burocrática que garante eficiência ao serviço público. Sem falar que, ao vir para cá, ele constituiu sua família e, como diz, hoje é mais maceioense do que recifense. E a gente faz essa justa homenagem, que é um papel nosso, do Legislativo”, declarou.
A reitora da Uncisal, Pollyanna Almeida, destacou a honra da instituição pelo reconhecimento do pró-reitor como maceioense. “O Thiago foi uma das pessoas que fez essa grande transformação, principalmente física, dentro da nossa universidade. Ele realmente é aquele pró-reitor que me orgulha muito, além de também ser técnico. Ele é muito capaz, muito resolutivo nas suas ações. Então, fico muito agradecida, à mesa de honra e ao vereador Allan Pierre, por ter homenageado um servidor nosso que realmente é tão querido”, disse.
Para Thiago Rodrigues, receber o título é um reconhecimento de grande importância, e que ele reforça que irá honrar. “Maceió está na minha vida desde os meus nove anos, quando passava férias aqui. E hoje é minha terra, onde eu escolhi viver para o resto da minha vida. Sei que esse é um reconhecimento muito grande e, vindo do meu amigo Allan Pierre, é um compromisso maior ainda, porque ele é uma pessoa que sempre está buscando melhorias para essa cidade”, pontuou.