Homenagens

Câmara homenageia Ronaldo Lessa ao deixar vice-prefeitura e vereador Fábio Costa eleito deputado federal

Proposições foram do presidente Galba Netto e vereador Leonardo Dias

Dicom/CMM

sexta, 30 de dezembro de 2022 às 10h20

Dicom/CMM

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió marcou o encerramento das atividades parlamentares em 2023. Nela o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT) comunicou oficialmente a casa sua renúncia do cargo para assumir a mesma função  de vice-governador de Alagoas.
 
O gesto político foi reconhecido pelo parlamento que o reverenciou por sua carreira na vida pública com a mais alta honraria da casa: a Comenda Desembargador Mário Guimarães. A proposição foi do presidente vereador Galba Netto (MDB), que institucionalmente passa a ocupar a função em caso de afastamento de longa permanência do prefeito JHC (PL).
 
"Fica aqui de forma breve o nosso sincero agradecimento com muitas conquistas para a cidade de Maceió. Toda a população já reconhece o trabalho e as votações que vossa excelência conduziu o processo nos últimos dois anos assim como todas as ações que desenvolveu", Galba Netto. 
 
 
Segundo Galba, Ronaldo Lessa, no momento é o político que ocupou mais cargos públicos em sua trajetória tendo sido vereador, prefeito, deputado estadual, governador por duas vezes e deputado federal. E, mais recentemente vice-prefeito, tendo sido eleito para a mesma função no Executivo Estadual, ao lado do governador Paulo Dantas (MDB).
 
Chico Filho (MDB) destacou a atividade política de Lessa que como homem público enfrentou divergências, rupturas e alianças sem perder sua identidade. "Fico feliz em puder homenageá-lo. Obrigado pelo que fez por mim e por todos os alagoanos", disse Chico. 
 
O líder do prefeito, vereador Siderlane Mendonça (PL) desejou que Ronaldo possa ajudar Alagoas a ser transformada com sua participação. "Vossa excelência em todos os cargos que assumiu sempre pensou na qualidade de vida das pessoas", disse Siderlane.
 
Durante seu pronunciamento, o primeiro secretário Marcelo Palmeira (PSC) destacou a atividade parlamentar que cumpriu o planejamento de gestão com a aprovação do orçamento e diversas leis que beneficiaram a cidade e os servidores. Ele também destacou a atividade política dos homenageados. 
 
"Ronaldo trouxe uma nova situação para os servidores com melhorias salariais. Tem um grande carinho com Maceió. Você tem um eleitor cativo aqui em Maceió. Deixamos de ter o vice-prefeito, mas ganhamos o vice-governador. Aproveito também para parabenizar ao amigo Fábio Costa que sempre esteve ao nosso lado e agora segue para Brasília para continuar trabalhando por Alagoas", disse Marcelo Palmeira.
 
Para Ronaldo a presença na Câmara, local onde começou sua carreira política é reflexo de uma escolha pela vida pública ocorrida exatamente há 40 anos. Em sua avaliação a disposição de trabalho dos vereadores, em especial na atual legislatura, ajuda muito o Executivo.
 
"Todas as vezes que precisamos da Câmara ela de pronto atendeu com brevidade por compreender as necessidades da população de Maceió. É um sinal de compromisso e de boa articulação que tem em especial o comando do presidente Galba. Me sinto honrado em ser homenageado por esta casa e quero dizer aqui que sigo para uma nova função, mas mantenho o compromisso e portas abertas para recebê-los sempre que necessário e atuar dentro de nossas possibilidades", adiantou Lessa. 
 
Câmara
 
Outra importante homenagem prestada pela casa, foi a entrega da Comenda Policial Civil Anderson Lima Silva e o título de Cidadão Honorário de Maceió ao delegado e vereador Fábio Costa (PP). Isto porque após dois anos  na função ele assume, a partir de fevereiro uma das nove vagas como deputado federal por Alagoas.
 
Costa disse que as duas homenagens têm relevância especial por que foi a capital Maceió que o acolheu desde que chegou aqui para atuar como Bombeiro Militar e, posteriormente, como delegado da Polícia Civil.
 
"Um momento muito especial me tornar cidadão Honorário Maceioense. Fico muito feliz com isso. Não é apenas algo formal e corriqueiro. Temos uma história aqui de combate e defesa dos maceioenses e alagoanos. Muitas vezes arriscamos nossas vidas nessas ações. Estou muito feliz pois foi a último em que estive na condição de vereador e, agora, com esse reconhecimento", destacou Fábio. 
 
Por conta da relevância da homenagem o presidente Galba também destacou a história do colega de casa desde os momentos em que passou dificuldades, até suas conquistas por esforço. Segundo explicou, as conquistas do mandato de vereador e também deputado federão são parte de uma carreira vitoriosa e de enfrentamento da criminalidade em defesa da sociedade.

Últimas Notícias