Projeto

Vereadores se reúnem com superintendente da SMTT André Costa para conhecerem projeto de mobilidade do Vera Arruda

Encontro proposto pela SMTT foi mediado pelo líder do governo vereador Chico Filho (MDB)

segunda, 27 de março de 2023 às 00h00

O projeto que propõe alterações do trânsito no entorno do Corredor Vera Arruda no conjunto Stella Maris, localizado no bairro da jatiúca, foi apresentado pelo superintendente Municipal de Transporte e Trânsito André Costa, na Câmara de Vereadores, no início da tarde desta segunda-feira (27). Em reunião mediada pelo líder do governo, vereador Chico Filho (MDB) todos os detalhes da proposta que visa melhorar a mobilidade urbana na região foram questionados pelos parlamentares. O encontro com os parlamentares foi solicitado pela própria SMTT há duas semanas.

Segundo Chico, o projeto não será executado de forma apressada e a fase mais importante é justamente a de diálogo com a população. Ele lembrou que a matéria já foi apresentada em coletiva, há um pedido na CMM para audiência pública e que próprio superintendente se propôs a ouvir representantes da Associação dos Moradores do Stella Maris.

"A casa que representa o povo quis ter conhecimento do que está sendo planejado pela prefeitura. A SMTT está vindo aqui apresentar os estudos que foram feitos com seus técnicos e as respectivas argumentações do que envolve o projeto para que os vereadores possam tirar todas as suas dúvidas", explicou Chico.

Ele confirmou que há um pedido na casa para a realização de uma audiência pública que será analisado, em plenário, pelos parlamentares. De acordo com o líder do governo o mais importante é que seja dada transparência a tudo que envolve a proposta.

"O objetivo é dar transparência. Há uma necessidade e temos que saber como está sendo planejado. É possível termos alternativas de não abrirmos essas ruas? Esse e todos questionamentos que estão sendo feitos aos vereadores estamos fazendo aqui. A SMTT já abriu consulta pública e já fez reunião com a imprensa, agora com a CMM o órgão já se coloca a disposição para receber os moradores", completou Chico.

Conforme revelou, o pedido para o encontro entre moradores, a associação do bairro e o órgão foi feito pela vereadora Teca Nelma (PSD). Chico disse que o próprio superintendente já teria se colocado à disposição para que o encontro possa acontecer. Em sua avaliação isso demonstra a boa vontade do órgão que não quer fazer qualquer alteração de forma apressada.

Na reunião, André Costa explicou que o processo que envolve a proposta de mudança no trânsito da região é resultado de um trabalho de melhora da mobilidade que tem ocorrido em toda a cidade.

"O trabalho de melhora da mobilidade tem ocorrido em toda a cidade e tem como parâmetro os números, aspectos do fluxo de veículos, ciclistas e o transporte coletivo", revelou Costa.

A apresentação foi feita pelo próprio superintendnete do órgão com o apoio dos técnicos responsáveis pelo levantamento de dados estatísticos do fluxo na região. Estiveram presentes os vereadores Teca Nelma (PSD), Dr. Valmir Gomes (PT), Marcelo Palmeira (PSC) Silvania Barbosa (PMDB), Zé Márcio Filho (PSD) e Cal Moreira (PV).