Vereadores da bancada do governo iniciam série de reuniões para tratar da pandemia da covid 19

Luciano Milano

segunda, 18 de maio de 2020 às 21h45

Dicom/CMM

Nesta segunda, por videoconferência, os parlamentares discutiram questões ligadas à Saúde com o secretário estadual Alexandre Ayres e o governador Renan Filho

A Câmara Municipal de Maceió, o Governo de Alagoas e a Secretária de Estado da Saúde vão passar a ter reuniões semanais para discutir medidas, sugestões e encaminhamentos feitos pelos vereadores para diminuição dos danos causados pela pandemia da covid-19 no Estado e na capital. A definição foi tomada em reunião, por meio de vídeo conferência, entre os representantes da Casa de Mário Guimarães, o governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres.

Já a Câmara esteve representada pelos vereadores Zé Márcio Filho (PSD), Samyr Malta (PTC), Luciano Marinho (MDB), Chico Filho (MDB), Silvania Barbosa (PRB), IB Breda (MDB), Mauro Guedes Jr (PSD), Ana Hora (MDB) e Siderlane Mendonça (PSB).Os dois últimos como independentes foram convidados pela bancada.

"Foi bastante importante a aproximação que tivemos nesta videoconferência com o governador Renan Filho e o secretário Alexandre Ayres. Temos procurado fazer nossa parte, mas agora com o anúncio dos encontros online semanais vamos poder estar mais perto das decisões, opinar, sugerir e apontar caminhos que melhorem a vida da população com relação à pandemia", destacou Zé Márcio Filho.

Líder do governo no Legislativo, Samyr Malta também classificou como bastante produtivo o encontro virtual com Renan Filho e Alexandre Ayres.

"Muito importante termos essa aproximação, tendo em vista que somos nós vereadores que estamos na ponta, ouvindo as necessidades e demandas da população. Eu mesmo pude sugerir, com aprovação do governador, a necessidade de melhorar a organização nos Centros de Triagem para evitar aglomerações, como sabemos que tem ocorrido. O governador e o secretário explicaram outras dúvidas que tínhamos sobre medicamentos e profissionais da área da Saúde e isso ajuda bastante também para que tenhamos um norte nesse contexto de crise nunca antes vista na história ", afirmou Malta.

MAIS REUNIÕES - Empenhados em participar das decisões e encaminhamentos tomados pelos Executivos estadual e Municipal, os vereadores devem se reunir, também de firma virtual, com o secretário de Saúde Maceió, José Thomaz Nonô, para tratar de assuntos como estoque de medicamentos e disponibilidade de profissionais de Saúde para a Atenção Básica nos postos da capital.

"É um problema a mais porque, apesar de a covid-19 ser a pauta prioritária em todo o mundo, as pessoas continuam adoecendo de outras comorbidades e não podemos deixar que elas fiquem sem atendimento. Por isso, será importante o encontro, online, que acontece nesta terça à tarde", avaliou Luciano Marinho, que também se reuniu, com os demais vereadores já citados, nesta segunda-feira (18) pela manhã, com o superintendente da SMTT, Antônio Moura

"Com a SMTT, a preocupação foi discutir o retorno da frota de ônibus em quantidade que faça com as pessoas, que precisam trabalhar mesmo na pandemia, tenham coletivos à disposição e que não se aglomerem não terminais para conseguir transporte. O superintendente Antônio Moura garantiu que lugares como Benedito Bentes, maior terminal de Maceió, está sendo fiscalizado para que não haja mais aglomerações" explicou Marinho.

Mais Imagens:

Últimas Notícias