Mediação

Vereadores confirmam com secretário Municipal de Saúde Pedro Madeiro vacinação para Assistentes Sociais

Os profissionais a partir de 50 anos que estão na linha de frente serão imunizados nos próximos dias

sexta, 26 de março de 2021 às 14h24

A busca por soluções no período de pandemia é uma prioridade da Câmara Municipal de Maceió. Na manhã desta sexta-feira o presidente Galba Netto (MDB) mediou encontro do primeiro secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC) e o vereador Fábio Costa (PSB)  com o secretário Municipal de Saúde, Pedro Madeiro. Em pauta a ampliação da vacina contra a Covid-19 para profissionais da Assistência Social, a partir dos 50 anos.

O secretário confirmou que foi aprovada uma resolução que amplia a imunização para a categoria. O assunto já havia sido discutido e aprovado, em plenário, e agora a casa foi em busca de como poderia ser viabilizado. Com a confirmação caberá a própria secretaria a montagem do cronograma para seja realizada a aplicação das vacinas.

Os profissionais da assistência social também têm estado na linha de frente da doença, principalmente no atendimento a população de baixa renda em várias unidades de saúde, programas de atenção básica e na busca ativa de famílias. Para os vereadores a iniciativa é muito importante, principalmente, por conta da característica do trabalho, sempre em contato muito próximo com as pessoas em qualquer situação. Quem confirmou isso foi o vereador Marcelo Palmeira que já ocupou o cargo de secretário Municipal de Assistência Social.

"Tivemos uma excelente notícia sobre a inclusão para a vacinação dos profissionais de assistência social, que estão na linha frente. Você profissional de Assistência Social pode procurar o conselho da categoria pegar uma declaração de que está ativo e ir até o posto de saúde", explicou Marcelo.

Já o secretário Madeiro informou que em breve terão novidades que é a possibilidade da redução da idade para 45 anos. Na verdade o que vai determinar a mudança de faixa etária é a chegada dos novos lotes de vacina.

O vereador Fábio Costa apresentou uma demanda sobre a inclusão dos trabalhadores da área de segurança pública para a vacinação. Pedro Madeiro confirmou que conhece essa necessidade e levará o pleito para o movimento nacional dos secretários de saúde.

"É importante que isso possa acontecer porque os trabalhadores da área de segurança não pararam e muitos estão, lamentavelmente, se contaminando e perdendo a vida", enfatizou Costa.