Protocolo

Mesa Diretora garante sessões híbridas na Câmara de Vereadores

Circular prevê ausências em plenário com requisição antecipada de link

quinta, 25 de fevereiro de 2021 às 17h37

 As sessões ordinárias da Câmara de Maceió em sua primeira semana de atividades contou com a presença da maioria dos vereadores. Mas, conforme circular divulgada pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) qualquer vereador pode solicitar a participação à distância. O formato híbrido foi adotado no ano passado e está garantido nesta legislatura mediante comunicação antecipada. Nestes casos, o vereador que estiver on line irá interagir com o plenário por meio do telão.
 
"Já fizemos solicitação a todos os gabinetes para a manutenção dos protocolos. Toda a nossa sessão é disponibilizada no youtube sendo assim, os assessores podem disponibilizar as respectivas imagens e participações de seus assessorados por meio das redes sociais", sugeriu Galba. 
 
O tema voltou a ser destacado em pronunciamento da vereadora Silvania Barbosa (PRTB). Ela lembrou que essa pode ser a medida adotada pela vereadora Olívia Tenório (MDB) que se encontra grávida, no início de sua gestão. 
 
"Estou muito preocupada com o número de caos que têm surgido e iria sugerir isso para a própria vereadora por conta da situação de risco existente", disse Silvania. 
 
De acordo com a posição da mesa, nesta condição ela pode a qualquer momento reivindicar esse direito. Caso requeira receberá um link para por meio de aplicativo garantir participação por celular ou computador das sessões, sem nenhum tipo de prejuízo aos seus vencimentos.
 
A proposta de formato híbrido das sessões é uma maneira de evitar aglomeração no plenário e em seu entorno, por conta da presença do público, assessores e servidores. Sobre a participação à distância, Galba lembrou que essa modalidade pode ser adotada por qualquer vereador, desde que faça antecipadamente a comunicação para que possa ser garantida a interatividade. 
 
Em meio a discussão, e preocupação com a situação pandêmica, o vereador Samyr Malta (PTC) lembrou o alto número de mortes pela Covid-19, no país que passa das 250 mil mortes. Além disso, em Alagoas aproximadamente 3 mil mortes (2.969) já foram registradas. Por conta desta realidade, ele propôs um minuto de silêncio ao plenário, prontamente atendido, como forma de colocar publicamente que a casa se compadece das perdas de tantas vidas.
 
Impacto
 
Chico Filho (MDB) lembrou o pronunciamento, no dia anterior do governador Renan Filho (MDB), sobre a possibilidade de novos fechamentos mediante o aumento do número de casos de Covid-19. "O comércio não pode pagar a conta. As aglomerações não acontecem nos shoppings nem nas grandes lojas do Centro", disse Chico. 
 
A preocupação é com o impacto econômico no setor do comércio, já que este ano o setor não conta com a ajuda do Governo Federal para quem estivesse afastado. "Sem apoio, possivelmente, ocorrerão fechamentos de empresas", completou o vereador. 
 
Em sua avaliação o governo precisa dialogar com os segmentos comerciais pois em sua avaliação a nova onda de contágio não está no comércio. Sendo assim é necessário que exista compreensão sobre os impactos no setor produtivo.
 
O médico e vereador Dr. Valmir Gomes (PT), informou que protocolou um projeto para a implantação da testagem em massa e vacinação em massa, independente do cronograma do Programa Nacional de Imunização. Conforme lembrou somente a vacina é capaz de conter o avanço do vírus. 
 
Segundo Valmir o Conselho Nacional de Saúde emitiu uma petição pública para que o Congresso Nacional mantenha o plano de emergência em saúde, bem como os valores gastos em 2020 no ano em curso. Em paralelo ele propôs a aprovação de duas moções de apoio ao plano iniciado no anterior.
 

Últimas Notícias