Planejamento

CEI da BRK realiza primeira reunião e define estratégia de trabalho para apurar denúncias

Vereadores analisaram parecer da procuradoria e planejaram como será a atuação da CEI

sexta, 24 de março de 2023 às 00h00

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura  o caos no abastecimento de água e a má prestação de serviços da BRK realizou sua primeira reunião, na manhã desta sexta-feira (24). Os membros analisaram parecer da Procuradoria da Câmara de Maceió e fizeram um planejamento de como será a atução a partir da próxima semana.

Como os trabalhos se iniciaram após a audiência pública que tratou do problema, esta semana, já é possível definir por onde a apuração deve começar. Segundo o presidente da CEI, vereador João Catunda (PP), as prmeiras solicitações devem envolver dados, contratos e denúncias. Eles servirão de referência para o roteiro das oitivas com cada ente envolvido com o problema.

"Estamos definindo detalhes de como será a apuração, que num primeiro momento deverá contar com documentos para que possamos conhecer todos os dados envolvidos. A partir disso iremos traçar um roteiro para as oitivas que devem ocorrer de forma aberta e com transmissão", disse Catunda.

O relator da CEI vereador Francisco Sales (União Brasil) lembrou a importância de que a apuração também inclua visitas aos locais onde existam problemas causados pela BRK. A constatação nestas áreas também irão subsidiar os caminhos da apuração e os encaminhamentos para a busca de soluções.

"Conhecer a realidade de quem está sofrendo com a falta de abastecimento de água, saneamento e até mesmo com os efeitos danosos dos serviços de infraestrutura com ruas e calçadas quebradas será fundamental. O povo é quem sente de perto os efeitos danosos provocados pela empresa e nós temos compromisso com o sofimento das pessoas", acrescentou Sales.

Autor da audiência que contou com a presença da direção da BRK o vereador Eduardo Canuto (PV) destacou que ela foi decisiva porque conseguiu ser o primeiro passo para as investigações. Além de ser uma oportunidade para a empresa também se posicionar.

"Acredito que serviu de orientação para todos nós pois todas as partes tiveram a oportunidade de se expressarem. Agora, vamos aprofundar os levantamentos e buscar soluções que é o que a população espera de nós", disse Canuto.

Estiveram presentes a reunião os vereadores Pastor Oliveira (Republicanos), Olívia Tenório (MDB), Silvania Barbosa (MDB) e Cléber Costa (PL).