Homenagem

Câmara entrega títulos de cidadão honorário de Maceió aos jornalistas Douglas Lopes e Edmilson Teixeira

As proposições foram feitas pelo vereador Eduardo Canuto (PV) como reconhecimento da atividade profissional dos homenageados

segunda, 13 de março de 2023 às 00h00

A comunicação alagoana foi homenageada com a entrega de dois títulos de cidadãos honorários de Maceió. Foram agraciados com as honrarias os jornalistas Douglas Lopes, nascido em São José da Lage e Edmilson Teixeira nascido em Capela. O propositor de ambas as homenagens foi o vereador Eduardo Canuto (PV) que destacou a importância do reconhecimento pelo trabalho dos dois profissionais e seus relevantes serviços prestados à capital e ao Estado de Alagoas.

Segundo Canuto, Douglas que nasceu em São José da Lage, mas foi criado em União dos Palmares, chegou a capital alagoana 26 anos atrás com uma missão de vencer e servir a comunicação alagoana. Do início difícil no rádio, até a chegada a tv foram anos de luta, mas ele conseguiu.

"E depois se notabilizou fazendo algo muito importante que foi sendo o repórter das comunidades, algo que vi meu irmão, o também jornalista Márcio Canuto fazer em São Paulo e que depois se tornou um quadro nacional em todas as afiliadas. Douglas sempre teve esse compromisso e nada mais justo que enquanto vereador possa aqui fazer reconhecimento", disse Canuto.

Ao se referir ao jornalista Edmilson Teixeira ele lembrou sua trajetória de um homem humilde mas muito dedicado ao seu trabalho. Nascido em Capela ele escolheu Maceió para servir e daqui conseguir garantir sua sobrevivência com garra e muita perspicácia. De acordo com Canuto o ET como é mais conhecido criou uma coluna que passou a dar informações de todo o Estado.

"O ET é uma pessoa que ajuda a cidade com o seu trabalho e ainda tem um feeling muito grande para falar de todas as cidade do Estado na Tribuna Independente. Ele escreve muito bem e tem uma trajetória a qual considero brilhante. E fico orgulhoso em poder reconhecer sua dedicação ao trabalho de forma diária. Poder transformá-lo num filho ilulstre de nossa cidade era algo necessário", destacou Canuto.

Homenageados

O radialista e jornalista Douglas Lopes lembrou sua trajetória iniciada em União dos Palmares mas que se consolidou em Maceió com a formação no curso de radilismo e, posteriormente, com a formação em jornalismo. Graças as duas conquistou espaço no mercado de trabalho e se dedicou a fazer comunicação popular com o olhar para a busca de soluções para a cidade.

"Esse segunda-feira só me trouxe coisas boas. E me lembro aqui que cada viagem de caravan, que era assim que eu vinha para cá, expremido num carro que cabia dez e vinham quinze, para fazer o curso de rádio. Só posso dizer que cada lágrima derramada e não que eu recebi na profissão valeu a pena. Minha contribuição é muito pequena para o que Maceió fez por mim. No início de tudo tinha medo em vir morar aqui sem ter ninguém por mim. Agora, com 26 anos vivendo aqui já não me imagino vivendo longe de Maceió", lembrou Douglas.

Edmilson Teixeira que também é radialista tem 34 anos que adotou a capital Maceió como sua residência. Emocioado com a homenagem ele lembrou que desde quando saiu da Usina João de Deus veio com um objetivo claro de vencer na profissão e na vida.

"Acreditei em Deus. Sempre foi assim. E vim para cá em busca de dias melhores para garantir minha sobrevivência, mas ser um profissional que pudesse contrubuir com a sociedade. Sempre gostei de Maceió e tenho um amor grande. Na minha trajetória como radilialista, na equipe de esporte, sempre tive o prazer em mostrar Maceió para os companheiros que vinham de fora. Sempre os levei para as eferas da cidade aquelas mais atrativas. Tenho um envolvimento emocional e profissional com essa cidade. O meu caráter como profissional sempre foi reconhecido e isso antes de qualquer coisa é que me orgulha", disse Edmilson.

O evento foi prestigiado por grandes profissionais como as radialistas Floracy Calvancante, a Rainha do Rádio, sua filha Telma Cavalcante, o repórter cinematográfio Arlindo Chagas, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Isaías Barbosa, o âncora e jornalista Abidias Martins, além das famílias dos homenageados.

A mesa foi composta pelo presidente de Associação dos Cronistas Esportivos de Alagoas (Acea) Rolando da Paz, o presidente da Associação Alagoana de Imprensa Laurentino Veiga, o presidente da Cooperativa dos Jornalistas Paulo Gabriel e o presidente da Academia Maceioense de Letras Jorge Luiz Soares Melo.