Câmara entrega Título de Cidadão Honorário ao reitor da Ufal Josealdo Tonholo

Dicom/CMM

sexta, 17 de dezembro de 2021 às 18h22

Assessoria

Proposição foi do vereador José Márcio Filho (PSD) e subscrita pelo vereador Chico Filho (MDB)

A Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Honorário de Maceió ao reitor da Universidade Federal de Alagoas, professor Dr. Josealdo Tonholo, no campus A.C Simões. A proposição foi do vereador José Márcio Filho (PSD) e subscrito pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Chico Filho (MDB). A relatora do projeto foi a vereadora Teca Nelma (PSDB) que teve aprovação unânime no plenário. Posteriormente o presidente casa, vereador Galba Netto (MDB) deu prosseguimento para que a homenagem ocorresse ainda este ano.
 
Tonholo é paulista nascido na cidade de Ribeirão Preto. Chegou a Alagoas em 1993 passando por todas as etapas profissionais até chegar ao ápice da carreira como professor titular e atualmente, desde 2020, exerce o mandato de reitor da UFAL. É orientador dos programas de pesquisa de Química, do doutorado e como convidado do Ifal.
 
Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Dantas reconheceu o trabalho do reitor e de seus pares para o desenvolvimento da capital e do Estado. Em sua avaliação, o desempenho destes profissionais com entrega de conhecimento e tecnologia tem colaborado de forma decisiva para a formação profissional de qualidade. 
 
"Parabenizar Tonholo que tem como habilidade ciscar para dentro. Temos muita alegria em poder estar aqui hoje compartilhando desse momento porque sabemos que o senhor ama essa terra e colabora com o nosso desenvolvimento, não somente da capital, mas também de todo o Estado.Todos os professores merecem nossos parabéns por conta da entrega de conhecimento de tecnologia, inovação e por ajudar nossos estudantes a olhar o mundo com igualdade", disse Dantas. 
 
 
Ele também destacou o avanço da universidade para o interior do Estado que contribuiu para o avanço de muitas cidades que passaram a contar com profissionais e projetos de transformação regional. 
 
O vereador Chico Filho falou em nome da casa e enfatizou a necessidade de mais investimentos em ciência para contribuir para a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele lembrou sua trajetória na universidade e do quanto também contribuiu para sua formação quando cursou engenharia civil. 
 
"Vivo hoje o mesmo sentimento e atende pelo nome de alegria. O senhor é um exemplo de professor, pesquisador e acadêmico. Por isso escolhido para assumir essa reitoria. Há sim necessidade de investimento em ciência. O mundo precisa disso. A crise sanitária mundial impactou os principais elementos da vida humana. Que bom que temos as universidade para buscarmos saídas para essa crise. O senhor é o homem da química que abraçou Alagoas e Maceió com seu coração. Sempre buscou pesquisas que fizessem que nosso Estado avançasse ", destacou Chico. 
 
O pró-reitor de gestão de pessoas e do trabalho, Wellington Pereira, responsável pela a aproximação de Tonholo com o vereador José Márcio fez um agradecimento geral em nome dos trabalhadores da Ufal pela indicação. 
 
"Esse título que está sendo concedido não é apenas do senhor, mas sim de cada técnico e professor dessa casa. São muitas conquistas com o apoio de todos. Só gostaria de agradecer aos técnicos e docentes que acreditam no nosso trabalho e no quanto podemos contribuir para o desenvolvimento da universidade", disse a plateia. 
 
Colega de gestão de Tonho, a vice-reitora Eliana Cavalcante falou da importância da universidade ser reverenciada num momento em que enfrenta grandes desafios. Em sua avaliação o momento de transformação acadêmica tem sido feito com muito zelo e dedicação por toda a equipe a qual demonstrou orgulho em fazer parte.
 
"É um momento de satisfação porque a cidade de Maceió recebe seu mais ilustre cidadão. Professor Tonholo que é aquele ser humano que é grande em gentileza e capacidade. Estamos felizes em participar desse momento porque o senhor veio de outro estado para Alagoas para nos ajudar desenvolvê-la. Agradeço em nome da comunidade por essa homenagem. Esse título é só o começo de todo o reconhecimento que terás", reitora. 
 
 
Autor da proposta, o vereador José Márcio destacou que Tonholo ao ser agraciado pediu que a entrega ocorresse na Ufal para que pudesse dividir o momento com toda a comunidade acadêmica, já que esta tem sido sua casa. "Esse título é um reconhecimento de toda a sua trajetória e a contribuição para o desenvolvimento de Alagoas. Nós nos sentimos honrados em contar com sua amizade, mas principalmente dedicação em buscar o que há de melhor para a formação dos estudantes e por meio de suas pesquisas, também para o Estado", enfatizou Zé Márcio. 
 
 
Agradecimento
 
Quando  teve a oportunidade de discursar o mais novo cidadão maceioense Iniciou homenageando as mulheres, a vice reitoria Eliana, ex-reitora professora Ana Dayse, sua esposa professora Adriana e a filha Marina. Agradeceu ao propositor Zé Marcio e ao presidente Galba Netto (MDB) por ter apoiado a iniciativa.
 
"Gostaria de parabenizar a todos os professores e trabalhadores que têm conseguido fazer com que a Ufal seja de Alagoas e não apenas de Maceió com nossos campis espalhados pelo interior. Somos o maior repassador de conhecimento, mas também de recursos para todas as cidades onde estamos instalados.
 
 O reitor disse que enfrentar uma pandemia com a responsabilidade de garantir a formação não tem sido uma tarefa fácil, mas ainda assim a Ufal cumpre seu papel. Inclusive com o Hospital Universitário que teve destaque no atendimento a pessoas do Estado e de fora em suas UTIs. A eficiência foi reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU) que registrou isso numa carta encaminhada a universidade. 
 
"Meus pais não tinham muito estudo mas reconheciam a educação como algo importante para seus filhos e formaram todos. Fui aluno do SESI e isso contribuiu para conhecer a educação tecnológica e cidadã que fizeram a diferença em minha formação. Tive oportunidade de ter sido officcie boy no cartório de Ribeirão Preto. Foi aí que aprendi o que era a vida burocrática e a lógica de fluxo e em outras oportunidades que vieram pela frente. Sou egresso da escola pública e da universidade pública. Tudo de forma presencial. Temos esse débito com os atuais estudantes que ainda não viveram e experimentaram a universidade. O movimento estudantil me ensinou a tolerância, saber ouvir e falar alto somente quando necessário. Aqui quando cheguei percebi as oportunidades há 29 anos atrás. Serei eternamente grato a esse reconhecimento e só aumenta nossa responsabilidade de continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento de todos da capital e do Estado. Esse é um compromisso que assumo publicamente em parceria com todos e todas que fazem a Ufal", falou Tonholo.  
 
Compareceram ao evento o vereador, Aldo Loureiro (Progressistas), o deputado estadual Dudu Ronalsa (PSDB) e Lélo Loureiro (Progressistas). Além deles, os ex-vereadores Marcos Vieira, Téo Fortes e o ex-deputado Marçal Fortes. 

Últimas Notícias