Novo Momento

Câmara decide por consenso formação de comissões com ampliação da representatividade

Mesa garantiu liberdade para construção de acordo que garantiu acomodação de todos os vereadores

quarta, 24 de fevereiro de 2021 às 18h23

O processo de formação das comissões temáticas foi marcado pelo consenso e maturidade entre os vereadores. A articulação foi acompanhada pelo presidente Galba Netto (MDB) que havia destacado a importância do momento e da participação de todos. Desde o início das discussões a prioridade da Mesa Diretora era garantir a união e representatividade como sendo parte fundamental para as composições. O aumento do número de vereadores criou uma situação real que foi a necessidade de maior presença nas comissões.

"Isso seria uma das maiores prioridades dessa mesa; se não a maior delas. Quanto mais harmonizados nós tivermos mais forte esse pode se tornará. Isso é uma construção nossa. E a prova do amadurecimento dessa casa. Essas relações vão sendo construídas e as afinidades vão aparecendo. Mostra um amadurecimento, um momento novo e importante para que a sociedade se sinta mais representada", destacou Galba.

Coube a vereadora Teca Nelma (PSDB) propor a alteração regimental para garantiu um número maior de integrantes nas respectivas comissões. Sua proposta foi submetida a discussão e aprovada por unanimidade de votos. "Agradeço a todos os vereadores por termos entrado num acordo. A partir de hoje estaremos ajudando a população", completou Teca.

Representando a mesa diretora, o líder do governo e  2° secretário vereador Siderlane Mendonça (PSB), lembrou que a solução negociada foi a melhor saída para manter a unidade de propósito dos vereadores, sem que ninguém deixasse de contribuir para a atual necessidade da casa.

A vereadora Silvânia Barbosa lembrou que o processo foi parte de uma construção coletiva, incialmente cercada de dúvidas, mas que foi sendo compreendida por todos, principalmente, levando em conta a representação feminina. Ela também reconheceu o esforço da presidência em preservar as escolhas seguindo os critérios democráticos e o regimento da casa.

Depois de aprovada em sessão ordinária a proclamação das comissões ocorreu numa sessão extraordinária:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final - Chico Filho (MDB), Fábio Costa (PSB), Aldo Loureiro (PP), Dr. Valmir (PT), Teca Nelma (PSDB), Silvânia Barbosa (PRTB) e Leonardo Dias (PSD)

Comissão de Direitos Humanos: Teca Nelma (PSDB) e Olívia Tenório (MDB)

Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público: Joãzinho (Podemos), Luciano Marinho (MDB) e Dr. Valmir (PT)

Comissão dos Defesa do Idoso: Gaby Ronalsa (PSDB), Pastor Oliveira Lima (REPUBLICANOS), Cléber Costa (PSB)

Comissão do Meio Ambiente: Fábio Costa (PSB), Teca Nelma (PSDB) e Brivando Marques (PSC)

Comissão de Assuntos Urbanos: Aldo Loureiro (PP), Dr. Valmir (PT), Joãozinho (Podemos), Kelmman Vieira (Podemos) e Cal Moreira (PSC)

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira: Brivaldo Marques (PSC), Davi Davino (PP), Zé Márcio Filho (PSD), Eduardo Canunto (Podemos) e Samyr Malta (PTC)

Comissão de Higiene e Saúde Pública: Dr. Valmir (PT), Cléber Costa (PSB), Fernando Hollanda (MDB) e Teca Nelma (PSDB)

Comissão de Abastecimento, Indústria e Comércio: Luciano Marinho (MDB), Eduardo Canuto (Podemos) e Chico Filho (MDB)

Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente: Leonardo Dias (PSD), Cléber Costa e Cal Moreira (PSC)

Comissão de Cultura, Turismo e Esportes: João Catunda (PSD), Brivaldo Marques (PSC), Cal Moreira (PSC), Olívia Tenório (MDB) e Gaby Ronalsa (PSDB)