Agosto Lilás

Câmara de Maceió homenageia vereadoras com fotos expostas na Galeria Lilás

Resolução foi aprovada a partir de Projeto de Lei do vereador Fábio Costa

Dicom/CMM

quarta, 31 de agosto de 2022 às 19h40

Dicom/CMM

O último dia do mês de agosto foi marcado pela inauguração da Galeria Lilás: um espaço com fotos de todas as ex-vereadoras e as que estão no exercício do mandato na Câmara de Vereadores de Maceió. Ao todo 21 mulheres foram homenageadas, sendo quatro da atual legislatura com fotos em preto e branco fixadas numa parede padronizada na cor lilás, no hall de entrada de prédio. 

A iniciativa da homenagem foi do vereador Fábio Costa (PP). Numa solenidade simples, mas marcada pela emoção com a presença de ex-parlamentares e familiares das falecidas, o presidente Galba Netto (MDB) enfatizou o quanto é importante para o parlamento municipal reconhecer sua história. 

Acompanhado da esposa, Ana Luísa Novaes, ele lembrou que desde que chegou ao parlamento conviveu e aprendeu muito com atuação das parlamentares. Disse também que a conquista do espaço político das mulheres é graças a capacidade e articulação, em especial para a garantia de pautas que beneficiam outras mulheres e a sociedade em geral. O presidente adiantou que a próxima legislatura da Mesa Diretora no biênio 2023-2024 contará com duas mulheres: a vereadora Silvania Barbosa (MDB) e Gaby Ronalsa (PV) na Mesa Diretora. 

"Fica aqui o nosso reconhecimento pela excelente iniciativa proposta pelo vereador Fábio que vai ficar eternizada em nossa estrutura na parte de parte de maior destaque. Todos que acessarem a casa irão avistar a Galeria Lilás composta por mulheres fortes que superaram desafios muito maiores do que os homens para conseguir conquistar seus espaços numa sociedade extremamente machista. Mas, as que passaram por aqui deixaram e as que ainda estão com mandato deixam sua marca. E com certeza ainda conquistarão muito mais espaços em nosso parlamento" disse Galba. 

Fábio Costa foi representado por sua mãe, Maria de Fátima Costa e sua esposa Elivane Rosa. Já as saudosas vereadoras Jarede Viana foram representadas por sua sobrinha Izabela Viana e Maria de Fátima Ramires e Fernanda Ramires, irmã e sobrinha, de Terezinha Ramires. O ex-deputado Francisco Porcino, um dos mais emocionados, representou a saudosa Fátima Borges

Em nome das ex-vereadoras Rita Correia observou que foi a primeira mulher a comandar o poder. Por isso está na galeria do ex-presidentes e, agora, também figura na Galeria Lilás. Em suas palavras disse que mesmo ausente do dia a dia da atividade política se sente representada pela a atuação da vereadora Silvania Barbosa. 

"Queria registrar o legado histórico de duas ex-vereadoras Terezinha Ramires que tem uma história maravilhosa. Quem não conhece merece ter acesso. Além dela, queria destacar também a atuação da ex-vereadora Fátima Borges. Onde estiver continue sorrindo e encantando. Estou em duas galerias, na dos ex-presidente e, agora, das ex-vereadoras. Destaco aqui minha sincera gratidão por essa homenagem", disse Rita.

A presidente da Comissão de Direitos da Mulher Olívia Tenório (MDB) a homenagem é reflexo do trabalho duro de muitas outras mulheres que a antecederam e, em especial, das que integram a atual legislatura. A presença das fotos com mulheres de várias idades e origens diferentes irá influenciar positivamente outras tantas que frequentam e trabalham na casa. 

"Na atividade política assim como em outras áreas, nem sempre nossa voz é ouvida. Então vermos uma homenagem como essa, que vai ficar aqui para sempre, me deixa emocionada porque eu sei que isso foi uma conquista dura, difícil e que pode tocar no coração de todas as mulheres que passaram por aqui. É essa representatividade que traz para casa as discussões que nós precisamos e levantam aqui todos os problemas da sociedade", enfatizou Olívia. 

A solenidade contou também com as presenças da primeira dama do município Marina Cândia, das ex-vereadoras Kátia Born, Ana Hora e da secretária da Mulher Ana Paula.

Últimas Notícias