Honrarias

Câmara de Maceió concede homenagens a personalidades do esporte, segurança, educação e comércio

Proposições foram do vereador Eduardo Canuto (Podemos) ao identificar ações sociais dos homenageados em diferentes áreas

terça, 23 de novembro de 2021 às 14h45

A Câmara Municipal de Maceió realizou uma sessão solene, na tarde da última segunda-feira (22), presidida pelo vereador Chico Filho (MDB) para a concessão de um título de cidadão honorário ao empresário Enaldo Marques. Na oportunidade foram entregues as comendas desembargador Mário Guimarães ao coronel Ênio Bolivar, Aurélio Viana a professora Maria Josete dos Santos e senador Cleto Marques Luz ao professor de Karatê Ênio Alves da Silva. As honrarias foram propostas pelo vereador Eduardo Canuto (Podemos) e foram aprovadas por unanimidade de votos ainda na legislatura passada. 
 
Segundo Canuto, a atividade política tem lhe proporcionado conhecer figuras de destaque nos mais diversos segmentos. E como a atribuição de vereador também é provocar o reconhecimento da sociedade para quem contribui com o seu crescimento, considerou justa as respectivas indicações. Ele lembra que por conta do período pandêmico as homenagens não foram possíveis no ano passado, mas que em entendimento com o presidente casa vereador Galba Netto (MDB) foi possível articular o evento. 
 
"É um momento que me gratifica como político em colocar a Câmara Municipal de Maceió e seu poder para reconhecer aquelas pessoas que fazem algo importante para nossa cidade. São momentos marcantes para mim. Em nossa atividade, felizmente, conseguimos ver pessoas que se destacam. Cada um deles nas mais diferentes áreas contribuem de forma muito significativa para o desenvolvimento da nossa cidade. Seja na educação, na atividade empresarial, no esporte e na segurança. Fico muito feliz em poder proporcionar esse reconhecimento", disse Canuto.
 
Com 34 anos de dedicação ao Karetê, o professor Ênio Alves que há 30 ensina a filosofia e a arte marcial, dividiu a emoção com toda sua família. Para ele ser reconhecido por sua contribuição ao esporte que ajudou a fortalecer e, principalmente, incentivar, além formar atletas para competições é algo de muito relevância em sua vida. "Recebo com grande satisfação e alegria, em especial por ser reconhecido devido aos nossos serviços prestados ao esporte. O Karatê é também uma filosofia de vida", destacou Ênio.
 
Educação 
 
Quem também não escondeu a emoção foi a professora Maria Josete dos Santos fundadora do Colégio Rommel Vieira no Benedito Bentes. A unidade é uma referência no ensino privado na região tendo formado centenas de estudantes e com boa aprovação para o ENEM. A estrutura montada é fruto da união e o esforço da família e dos profissionais que ajudaram nas últimas três décadas a construir a história da unidade. 
 
"Essa homenagem é importante e estou muito feliz por ser reconhecida por todo esse trabalho que realizamos no bairro. Nós completaremos, em 2021, 35 anos de atividade e também fomos impactados pela pandemia. Nosso trabalho é voltado para a preparação para o ENEM sem perder o foco na formação esportiva porque ele é vida e ajuda no desenvolvimento dos nossos estudantes", declarou Josete. 
 
Já o coronel da reserva da PM e ex-secretário de Convívio Social de Maceió, Ênio Bolivar, lembrou  que sempre dedicou a carreira ao serviço público na área de segurança. Por isso, não deixa de acreditar que enquanto tiver forças e capacidade física vai continuar contribuindo para o segmento e garantir a paz social.
 
"Esses momentos que tive o privilégio de passar pela segurança pública estadual e municipal só me deram a certeza de que o trabalho precisa ser continuado. Nós seguimos com a vertente da segurança pública e levando conhecimento em nosso estado e em outras unidades da federação. Esse reconhecimento, chegando nesta hora em que posso estar ao lado de minha mãe aos 90 anos de idade é um privilégio que Deus me abençoou", enfatizou o secretário.
 
Reconhecimento
 
Assim como os demais, o empresário Enaldo Marques não escondeu a emoção de após três décadas atuando na capital agora ser oficialmente reconhecimento como cidadão maceioense. Nascido no interior do Paraná, mas tendo crescido em Santana do Ipanema é um apaixonado pelo esporte tendo sido jogador profissional e até presidente do Ipanema no sertão alagoano. Na capital também não se afastou do futebol e preside o conselho do CRB. 
 
Mas é na atividade empresarial que conquistou espaço no mercado alagoano atuando no segmento gráfico. Graças a essa atividade conseguiu reconhecimento e amigos nas mais diversas áreas. Atualmente, Enaldo é o 2° vice-presidente da Associação Comercial de Alagoas. Conforme lembrou o presidente da entidade, Kennedy Calheiros, sua dinâmica e compreensão da realidade ajudam a contribuir para o trabalho da entidade.
 
"Não tenho apenas uma amigo, mas alguém que contribuiu e muito com nosso trabalho. Essa casa tem a obrigação de encontrar as pessoas que podem continuar com bons exemplos. E nesse momento a sociedade está carente disso. Temos uma história longa de amizade, pois marchamos juntos no esporte e na atividade empresarial. É um amigo que conquistei e essa homenagem é muito justa da casa do povo de quanto você contribuiu com o desenvolvimento de nossa cidade", destacou Kennedy. 
 
O promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, falou em nome da família já que como tio da esposa de Enaldo, a Sra Solemar Marques, conhece seu esforço desde muito jovem para vencer profissionalmente. "É alguém que vi crescer sempre dedicado a sua família e com um olhar para o trabalho. E foi graças a isso que hoje está aqui sendo homenageado por todos nós. É um homem que cresceu sem esquecer suas origens", observou Malta Marques.
 
Empreendedorismo
 
Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa deputado Galba Novaes (MDB) sua atuação empresarial orgulha muito Alagoas, porque dentro da visão empreendedora gerou muitos empregos por conta da qualidade dos serviços que presta em seu segmento. "Você orgulha essa cidade e o Estado de Alagoas por sua forma de ser, de atuar comercialmente no tratamento com seus clientes. E, principalmente, por sua forma de construir amizades", parabenizou Galba.
 
Segundo o vereador Chico Filho a atuação de Enaldo tanto na área esportiva como empresarial acabam contribuindo duplamente para a história de Alagoas, pois assim como o comércio, o esporte ajuda a sedimentar o seu nome entre os alagoanos. Tanto que fez questão de subscrever a proposição do colega Canuto. "Fiz questão de estar aqui prestigiando porque o Enaldo realmente merece. Você tem uma capacidade muito grande de conquistar amigos. Vejo muito como o seu filho o trata e quero que o meu possa fazer o mesmo comigo. É algo que emociona e eu tenho prazer em ser seu amigo. É uma coisa que realmente me cativa", falou Chico. 
 
Em seu pronunciamento o presidente da casa, vereador Galba Netto ressaltou a importância da CMM poder conceder títulos para pessoas que são destaques em suas áreas de atuação. Ao saudar o proponente lembrou que os critérios para a escolha são sempre muito rigorosos justamente para que sirvam de exemplo para a própria sociedade. Conforme lembrou a própria câmara é reflexo do que há na sociedade e por isso os bons exemplos e condutas são sempre reverenciados.  
 
"Tão importante quanto podermos aprovar comendas e homenagens a grandes figuras da nossa cidade é podermos engradecer a casa com momentos como esse com pessoas que realmente fazem por merecê-las. Temos critérios para fazermos essas análises. E o vereador Canuto sempre trouxe pessoas que fizeram por merecer. Todos os homenageados foram muito bem destacados por todos que nos antecederam. Saibam que é uma grande honra está tendo essa oportunidade em poder homenageá-los", disse Netto. 
 
Diante de tantos pronunciamentos, o empresário Enaldo Marques não escondeu sua emoção. Assim como os demais homenageados destacou o fato de poder compartilhar o momento com eles. Ao falar de sua trajetória lembrou de seu pai e na responsabilidade que herdou, assim como nos ensinamentos de sua mãe. De origem cristã contou que foi ensinado a trilhar o caminho do bem para colher bons frutos. E eles vieram com seus filhos e com os amigos que conquistou ao longo dessa caminhada. 
 
"Estou muito feliz com essa homenagem. Sempre digo que o que nós plantamos se for uma boa semente dará um bom fruto. Minha mãe sempre plantou isso, a honestidade e simplicidade. E alguém viu algo de bom. Por minha felicidade o vereador Canuto viu algo positivo em mim. Tenho certeza que vou corresponder a altura. Com essa responsabilidade que tenho vou chamar os maceioenses de conterrâneos", garantiu o novo cidadão de Maceió. 
 
Entre as autoridades compareceram ao evento a deputada Cibele Moura (PSDB), os vereadores Leonardo Dias (PSD), Fábio Costa (PSB), Valmir Gomes (PT), Tereza Nelma e o secretário Estadual de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça.

Últimas Notícias