Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Câmara de Maceió aprova por unanimidade projeto contra a LGBTfobia

PL foi apresentado pela vereadora Teca Nelma (PSD) e tramitou por um ano na casa

terça, 28 de junho de 2022 às 19h47

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ não foi esquecido no parlamento municipal. Na sessão ordinária híbrida, desta terça-feira (28), os vereadores aprovaram o projeto protocolado há um ano pela vereadora Teca Nelma (PSD) que veda a nomeação de pessoas que cometeram atos homofóbicos e transfóbicos em cargos públicos no âmbito municipal.

Durante a defesa da matéria, em plenário, Teca lembrou que a matéria está entre as bandeiras de seu mandato. Tanto que o Projeto de Lei foi resultado de uma discussão com representantes da comunidade LGBTQIA+ que a ajudaram a construir o texto apresentado na casa.

"Hoje é um dia extremamente importante para a comunidade LGBTQIA+ pois estamos no Dia do Orgulho Gay e nada melhor do que isso incluir na pauta esse projeto que veda a contratação em cargos públicos eletivos pessoas que foram condenadas por transfobia ou homofobia. Que criminosos como estes não possam ser representantes em nosso Estado e no município", defendeu Teca.

Ela agradeceu a compreensão do presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), por ter acatado seu pedido verbal para a inclusão do projeto na ordem do dia. A matéria foi aprovada em 1° discussão por unanimidade e deve se apreciada novamente na última sessão do semestre na quinta-feira.

Teca reafirmou o seu compromisso com a causa e lembrou que protocolou diversas leis, realizou audiência pública, o primeiro encontro de mulheres lésbicas, debates e convenções. Além disso, revelou que conta em seu gabinete com mais de 50% de representantes da população LGBTQIA+.

Ao final, Galba Netto, destacou a importância da matéria por conta dos casos de intolerância registrados em todo o mundo.

"Nesse mundo de tantas injustiças fazermos a aprovação desse projeto vai ser mais um alerta para que tenhamos respeito como mola da nossa sociedade", observou Galba.