Preocupação

Câmara articula reunião ampliada com autoridades municipais e estaduais sobre ações contra a covid-19

Objetivo é conhecer os números reais de leitos e o planejamento para evitar que a cidade e o Estado entrem em colapso

terça, 02 de março de 2021 às 17h47

O aumento do número de vítimas e internações de pessoas com covid-19 levou a Câmara de Vereadores a propor um debate ampliado sobre o planejamento de combate à pandemia na capital. De acordo com a proposta, inicialmente apresentada pelo vereador Chico Filho (MDB) e encampada pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Valmir (PT), a reunião deverá contar com os secretários Municipal e Estadual de Saúde, Pedro Madeiro e Alexandre Ayres.

O objetivo é conhecer a realidade dos números e detalhes das ações de enfrentamento a doença. A articulação com os secretário municipais e estaduais será feita pelo líder do prefeito vereador Siderlane Mendonça (PSB).

Segundo o vereador Chico Filho essa será uma oportunidade para que todos os vereadores presencial ou remotamente, possam tirar todas às dúvidas para também ajudar a sociedade. "Digo isso porque tenho participado de todas as reuniões do setor produtivo e em momento algum se discutiu lockdown, mas sim alternância de horário de funcionamento de estabelecimentos", revelou o vereador.

Ele disse, ainda, que o setor produtivo está muito preocupado com os boatos, mas ao mesmo tempo conseguiu estabelecer um diálogo com o município e o Governo do Estado, na busca de soluções de enfrentamento. "Não existe nenhuma medida eficaz, sem a participação da população", completou Chico.

Durante intervenção do vereador Marcelo Palmeira (PSC) também propôs que as secretarias de assistência social do município e do Estado também possam contribuir com a discussão. Isto porque em sua avaliação, a pandemia com ou sem fechamento, penaliza economicamente os mais pobres. "E nesse momento é importante sabermos o que está sendo feito para também amparar essas pessoas", completou Palmeira.

Ao utilizar a tribuna, o vereador Samyr Malta (PTC) destacou que a Câmara Municipal também pode ter um papel protagonista e criar leis que ajudem a população neste momento de pandemia. "Estamos chegando a um momento que poderemos pagar com nossa própria vida", destacou Samyr.

Por conta dos riscos existentes de contaminação, a vereadora Silvânia Barbosa (PRTB) fez uma nova solicitação, desta vez para que as sessões sejam 100% on line. Conforme explicou o presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), essa possibilidade será discutida com o 1° secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC). Na sessão desta terça-feira apenas o vereador Davi Davino (Progressistas) participou de forma remota.